quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AMAZÔNIA ACRIANA

A Amazônia acriana é bela. É uma verdadeira planície com pequenas ondulações, onde impera  uma floresta gigantesca, densa, fechada, de um verde escurecedor. O solo úmido, praticamente o ano inteiro, recortada por milhares de rios e vertentes que alimentam este rico bioma, dando origem a diversos biótipos.

O sol raia forte todos os dias, como à acordar sua população de origem indígena e nordestina; e com o seu calor alimenta o imenso tapete verde, o que faz desta região um recanto de esperança e de beleza ao amanhecer, quando uma alvorada de pássaros coloridos saem em revoada a encantar os olhos de seus habitantes.

Aqui o céu está sempre cheio de nuvens, devido a evaporação das águas constantes em sua hidrografia, pois nesta região  está o maior manancial de água doce do planeta. À noite o clima fica a menos, com uma brisa suave, e um céu estrelado, onde impera a constelação do Cruzeiro do Sul.

Durante os meses de maio à agosto, acontece o período mais seco,  quando ocorre o fenômeno chamado friagem, ocasião em que a temperatura pode ficar em torno de  15 à 10 graus, o que propicia um maior aconchego entre as pessoas.

E assim, neste cenário de encanto e beleza, a população acriana vive, transforma  e desenvolve seu querido torrão.

                                              (TEXTO DO PROF. FREITAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário